Como ser Cozinheiro da Marinha Mercante? Confira os 4 passos.

1º – Faça um curso de capacitação de cozinheiro de 160 horas

Não importa se você já sabe cozinhar ou já tem experiência profissional, um curso de cozinheiro vai agregar valor ao seu currículo e facilitar sua vida na hora de prestar concurso para a Marinha Mercante. O curso de 1260 horas pode ser realizado na modalidade à distância e leva cerca de 20 dias para ser concluído.

2º – Participe do Curso de adaptação para aquaviários (CAAQ CT/S)

O curso de adaptação para aquaviários – cozinheiro, taifeiro, enfermeiro e auxiliar de saúde pode ser realizado, apenas em período escolar, realizado em sala de aula, se a necessidade do período no mar. O aluno aprovado no período escolar ingressará no Serviço de Comarca, como Cozinheiro (CZA). O aluno aprovado também receberá sua Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e os respectivos certificados modelos DPC-1000 e DPC-1034, de acordo com as normas em rigor. Esse curso é oferecido através de concurso, exigindo do candidato um curso de capacitação de cozinheiro de 160 horas.

Requisitos para ingressar no Curso de Adaptação par Aquaviários da Marinha Mercante:

– Ensino Fundamental completo;
– Curso de capacitação de Cozinheiro, com carga horária mínima de 160 horas, para a categoria Cozinheiro (CZA).

Qual o salário do Cozinheiro da Marinha Mercante?

– R$ 4.279,07 (Incluindo Salário Base + Insalubridade + Hora Extra Fixa + Adicional Noturno + Ajuda Educacional e etc.)*
Fonte: Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014

Sendo que o salário pode ultrapassar os R$ 6.000,00, de acordo com a fluência em inglês, participação em cruzeiros de luxo internacionais, cursos de especialização e etc.

2014. Cr├®dito: Marinha do Brasil/Divulga├º├úo. Exposi├º├úo, A Marinha no Planalto Central.
2014. Crédito: Marinha do Brasil/Divulgação. Exposição, A Marinha no Planalto Central.

Veja também: Como ser um Cozinheiro OffShore

Referencias:

1 – Capitania dos Portos: https://www.mar.mil.br/cpes/EPM-Aquaviarios-VI.html

2 – Edital Prepom 2015: https://www.dpc.mar.mil.br/sites/default/files/sepm/aquaviarios/prepom/prepom2015_internet.pdf

58 comentários em “Como ser Cozinheiro da Marinha Mercante? Confira os 4 passos.”

  1. anderson de araujo moreira

    tenho vontade de ser um cozinheiro mercante gostaria de saber se fazendo esse curso tambem presto o concurso e quais as chances de ingressar.eu estive na marinha de guerra naval.meu tel 21985999522/26301616

  2. Boa noite ,
    No termino do curso vcs entraga certificado e carteira maritima , pra embarca sou formado em gastronomia queria sabe.

    1. Fui da Marinha de guerra,sou cozinheiro formado pelo Senac e meu curso é de1600hrs aulas.Gostaria de saber o limite de idade pra fazer os cursos necessários
      pra entrar na mercante uma vez que tenho 38anos.Obrigado!

  3. Raimundo nonato de carvalho de assis

    Sou cozinheiro offshore gostaria de fazer o curso de cozinheiro marítimo da marinha mercante como eu me escrevo nesse curso

  4. romario santos de cerqueira

    Tenho um curso de cozinheiro pelo SENAC que teve duração de 1 ano e meio, como faço pra participar desse concurso? Por onde começo? Vou deixar meu telefone 21 970327771 desde já agradeço.

  5. Maria de Nazaré Ferreira

    Eu quero muito fazer este curso pra mim tira minha carteira fluvial. E pra mim poder trabalha como cozinheira .obrigada

  6. Conceição Linard

    Sou formada em Gastronomia e também curso de cozinheiro técnico pelo Senac com 500 hrs aula. Gostaria muito de entrar na Marinha Mercante como cozinheira, tenho muito experiência na área e gostaria de saber a faixa etária…Dependendo da resposta de vc providenciaria fazer o curso de capacitação em cozinheiro CZA

  7. Mychel Anderson Barbosa Gomes

    Tenho 34 anos, e uma familia que depende de mum, e o que mais sei fazer é cozinhar, gostaria de saber qual o limite de idade para o prestar e concorrer a vaga de cozinheiro da marinha mercante.

    1. Olá Francisco, obrigado pelo contato. A marinha exige que o candidato tenha um curso de capacitação de pelo menos 160 horas, mas como você já possui curso de nível superior na área, melhor seria entrar em contato com a marinha para esclarecer a necessidade de realizar um curso de capacitação.

    1. Olá Sabrina, bom dia. Conte conosco para ser uma cozinheira marítima. Nosso curso de capacitação atende aos editais da marinha. Entre em contato para mais informações.

  8. Anderson Oliveira da

    Eu sou GASTROLOGO e especialista gestão de negocio e serviço de alimentos e tenho MBA GASTRNOMIA E GESTÃO EM EVENTOS como faço para participar do curso e trabalhar com gerente de catering ou Chef de Cozinha na Marinha MERCANTE.

    1. Maria Alcione Batista

      Gostaria de fazer o curso de gastronomia e servir a marinha mas no seletivo, tenho 39 anos e é meu sonho tenho um casal de filhos e estou desempregada seria um sonho para nós.

  9. Pingback: Cursos para Trabalhar Embarcado: saiba quais fazer e não perca tempo e dinheiro | Curso de Cozinheiro

  10. EDMARA GONÇALVES FARIAS

    Sou mulher tenho 50 anos mad spu atleta e muita energia vomo faço pr ser cozinheira militar da marinha tenho o ensino fundamental apenas 61 996636615

  11. Émerson Guimarães

    Bom dia tenho salvatagem huet omen de area taifeiro fis cozinha chef senac cozinha brasil gostatia de ser cozinheiro maritimo documentacao toda em dia

  12. MARTA LUIZA DE MEDEIROS SILVA

    Estou fazendo um curso de cozinheiro proficional.e depois gostaria muito de fazer esse daí da marinha mercante, como me escrevo

  13. Fui da Marinha de guerra,sou cozinheiro formado pelo Senac e meu curso é de1600hrs aulas.Gostaria de saber o limite de idade pra fazer o curso d aquaviário e após o curso o limite de idade exigido pelas empresas para embarcar.
    Uma vez que tenho 38anos.Obrigado!

  14. Gustavo Moura Gonçalves

    Ola boa Tarde, eu gostaria de fazer esse curso, Eu tenho cursos de cozinha além da Faculdade de Gastronomia, meu contato 21992027878.

    1. Olá Gustavo, boa tarde! Obrigada pelo contato. No momento estamos sem número de telefone, mas vamos te enviar os detalhes do curso por email. E nós atendemos pelo Messenger do Facebook e pelo direct no Instagram também.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *